sábado, 21 de fevereiro de 2009

No Tatame da Cidadania O POVO 21/10/08






No Tatame da Cidadania



A ONG Revarte já formou até medalhista brasileira no judô, a jovem faixa verde Karla Adriane, a Drika



Através do esporte, 147 crianças e adolescentes têm a chance de mudar de vida. São os beneficiados pela ONG Resgate dos Valores Pela Arte (Revarte). Um dos destaques é a faixa verde Drica




Valesca Vidal Especial para O POVO 21 Out 2008 -




Os alunos se preparam para mais um dia de treinamentos no tatame. Ao todo, são 147 atletas divididos em três turnos. Quatro professores dão conta das turmas. E entre os judocas da ONG Resgate dos Valores Pela Arte (Revarte), criada em 1999, no Conjunto Alvorada, está a faixa verde Drica.

Ou melhor, Karla Adriane de Sousa, 18, medalhista de bronze do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô 2008, realizado recentemente em Teresina/PI. Drica, como é carinhosamente chamada pelos colegas, treina duas vezes por dia, de segunda à sexta-feira. Quando não está na Revarte, vai à escola com as amigas ou fica em casa com sua família. Tímida, a jovem atleta quer ser faixa preta no esporte. Futuramente, planeja até trabalhar na instituição que transformou sua vida. "Meu maior sonho é ajudar minha família através do esporte", afirma a judoca.

Outra promessa criada no projeto é Érika Moraes, que já coleciona conquistas em competições locais. Para ela, sem a Revarte, sua vida não seria a mesma. "Se não fosse a Revarte, eu estaria na rua", completa a judoca.

Um dos responsáveis pelo sucesso das meninas é o professor Michael Barbosa, que atua no projeto há oito meses e disse se sentir realizado pessoal e profissionalmente com o trabalho desenvolvido. Para ele, trabalhar na ONG é gratificante. "Os melhores dias da semana são quando eu venho dar aulas aqui", destaca Michael.

Doações A Revarte não vive só do judô. A ONG trabalha com 1.477 crianças e adolescentes que moram no Conjunto Alvorada.

Segundo a presidente, Lúcia Cardoso, para ter acesso aos benefícios do projeto é necessário estudar e ter um cadastro na biblioteca do local.

Além do judô, a Revarte também oferece aulas de flauta, violão, desenho e oficina de xadrez.

A ONG se mantém por meio de doações de colaboradores e amigos.

SERVIÇO As doações para ajudar a Revarte podem ser entregues na sede da ONG (rua Salvador Correia de Sá, nº 465, Conjunto Alvorada) ou através de qualquer quantia em dinheiro para a agência n° 3827, conta n° 018318-3 do banco Itaú.

Informações 3273 2338.

E-MAIS > A Revarte foi criada em 1999 com o objetivo de incentivar a cultura na região do Conjunto Alvorada.

As atividades esportivas só passaram a ser desenvolvidas na ONG em 2004, através da atuação de Cardoso Neto, filho da atual presidente da ONG, Lúcia Cardoso. >

Além das doações de gêneros alimentícios, roupas, livros e dinheiro, a Revarte também recebe notas fiscais. A cada R$ 20 mil arrecadados em notas, a instituição ganha um kimono de judô.

> A ONG recebe ainda a doação de computadores, mesas e cadeiras para a sala de informática. No local, já existem alguns computadores, porém, faltam profissionais voluntários para ministrar as aulas, bem como nutricionistas para acompanhar a dieta dos jovens atletas.

Nenhum comentário: