segunda-feira, 2 de junho de 2008

D.ALICE, A IDEALIZADORA



Casada, mãe de sete filhos, professora aposentada e com um sonho: Oferecer oportunidades às crianças.

Carioca da gema, Alice Domeneqch Tupinambá lecionou durante 28 anos no Rio de Janeiro, aposentou-se e veio para Fortaleza devido o trabalho do marido e quis colocar em prática toda sua experiência de professora. No ano de 1992, fora assistir a uma missa na favela do Alecrim e na ocasião se encantou com o projeto desenvolvido na paróquia e resolveu ajudar. Primeiro, um trabalho ligado às mães da comunidade e depois às crianças.

A REVARTE surgiu quando ganhou a casa onde, hoje, funciona a biblioteca. Ela acha importante integrar essas crianças à sociedade, dando-lhes educação, civilidade, mostrando-lhes que eles não são apenas um objeto, pelo contrário, são capazes de construir algo de importante para suas vidas. “Eu sempre digo que eles são importantes, especiais e, principalmente, únicos nesse mundo” diz emocionada.

REVARTE: NOSSA MISSÃO



O projeto está essencialmente ligado à criança. Nossa missão fixa-se nesse ser puro não deixando ser absorvido pela violência, pelas drogas, pelo desamor, tão comum na periferia das grandes cidades.

A idéia da Revarte é criar novas formas de educação. A biblioteca é o eixo na qual giram todas as outras atividades.Trabalhamos com todos os tipos de crianças e convivemos com todos os tipos de realidade, por isso, criamos as oportunidades que precisam. Oportunidade de crescer, de almejar um futuro. Ensinamos-lhes a pescar, nunca damos o peixe. A violência começa na nossa mente e a educação pode transformá-la em paz.

Temos três pilares: A necessidade do SER, do FAZER e do TER.
SER que realiza,
FAZER que conscientiza e
TER que individualiza.

RECORTES

Conhecendo a Revarte por fotos.









A REVARTE: HISTÓRICO

A REVARTE surgiu, oficialmente, em 1999 com a inauguração da Biblioteca Monteiro Lobato, depois da doação do prédio por uma ONG.

No entanto, desde 1994, Dona Alice tinha planos de montar um projeto de ajuda à crianças carentes. Na nova sede, o projeto cresceu e passou a contar com uma série de atividades: coral, aula de flauta, violão, bordado, crochê, artesanato e teatro e, mais recentemente, aulas de judô.

Ao longo desses nove anos, a REVARTE já levou esperança há centenas de crianças do Parque Alvorada que passam por lá todos os dias, seja para participar de alguma atividade desenvolvida, seja para ler na biblioteca ou apenas por ser um local agradável e convidativo a todos, afim de proporcionar condições para o crescimento integral do indivíduo e resgatar sua dignidade.