sábado, 21 de fevereiro de 2009

INFORMATIVO REVARTE UNIFOR -2007



Este jornal tem como objetivo divulgar os projetos desenvolvidos
pela Associação Revarte. Visa integrar a comunidade local em atividades
sócio-educativas. Através de conquistas e crescimento dos associados
mostramos que é possível transformar a dura realidade de pessoas
carentes. A leitura é o principal valor resgatado pela Revarte, por isso deixamos
aqui mais uma fonte de
conhecimento: o informativo da Revarte. UNIFOR -2007


Biblioteca
uma nova esperança para sonhar


A ONG Revarte, Resgate dos Valores pela Arte, surgiu de um grande sonho de Alice Domenech
de montar uma biblioteca em uma comunidade carente. Ela sempre acreditou que através da leitura era possível melhorar as pessoas e transmitir bons valores àqueles que esquecem que a
vida vale à pena.
Dona Alice sempre gostou de crianças. Logo que se aposentou, mudou-se para Fortaleza, e sentiu que aqui havia encontrado sua missão. Seu principal objetivo sempre foi oferecer acima de qualquer coisa, amor, mas também conhecimento, algo que o tempo não destrói.
Por muito tempo dona Alice reunia-se com crianças para dar aulas de costura, flauta, fazer
leituras, e também para cantar,mas ainda não havia encontrado um local fixo, onde pudesse recebê-las com maior aconchego.
Em meados de 1994 dona Alice conheceu a bibliotecária Lúcia Cardoso e sentiu que havia encontrado uma mão amiga para lhe apoiar no sonho da biblioteca. Lúcia adorou a idéia do projeto e prometeu que ajudaria, deixou seu contato com Alice e disse que, quando ela encontrasse um local fixo, poderia ligar.Foi quando, uma das crianças descobriu uma casa abandonada no Conjunto Alvorada e avisou a dona Alice, que resolveu falar com o proprietário. A casa era de uma ONG chamada Grupode Apoio a Comunidades Carentes (GACC). Após mostrar seu trabalho, ela pediu a casa emprestada, e seu apelo foi atendido. Em 1999, o sonho virou realidade e as duas começaram a missão de transformar aquela comunidade. O local precisava de reformas e, depois de muito esforço, a casa velha abandonada foi transformada num lugar para sonhar. A realização veio com todos os tipos de ajuda, elas ganharam cerâmicas, tintas e tudo foi se remodelando. As paredes viraram verdadeiras páginas de livros. As estórias contadas nas salas envolviam as pessoas em um ambiente ainda desconhecido, a biblioteca. Os livros foram chegando, sendo selecionados e distribuídos em estantes. Foi desta forma que a Biblioteca Monteiro Lobato começou a funcionar. No início, Alice e Lúcia precisavam ficar na porta convidando as pessoas a entrarem para conhecerem a literatura, agora elas vem por vontade própria.Hoje o acervo da biblioteca conta com 10.000 publicações. São livros didáticos, livros de cultura, dicionários, enciclopédias, materiais de pesquisas, literatura infantil e juvenil, literatura brasileira e estrangeira, poesia, teatro, além de revistas, gibis infantis e jornais. No ano de 2004 foram 13.493 freqüentadores, em 2005,19.149 e, em 2006, 21.118. Em média, a ONG recebe 100 crianças por dia. Os números comprovam a evolução da Revarte e o interesse das crianças em aproveitar a oportunidade oferecida. A instituição vive através de doações e trabalhos voluntários, gastando por mês o valor de 1.500 reais, aproximadamente. As próprias crianças ajudam a manter a ONG, escrevendo cartinhas aos colaboradores. A esperança de um futuro melhor para crianças e jovens é o que motiva as fundadoras e os mantedores da Revarte.
“Aqui na Biblioteca, mais do que crianças e jovens, que contam suas estórias uma para as outras, são cidadãos se forjando na descoberta da beleza de um mundo, ao qual todos tem direito”,
conclui Lúcia Cardoso Bibliotecaria.

Nenhum comentário: